Procedimentos Operacionais

SLAs para investidores

Algumas informações importantes sobre o SLA, Service Level Agreement, dentro de nossas dependências.

A latência das plataformas utilizadas, segundo nosso histórico de monitoração, compreende o tempo de 2 milisegundos de roundtrip.

A SLA de atendimento para acesso aos canais alternativos para quando houver instabilidade ou indisponibilidade das plataformas é de 30 minutos. No tópico Conduta em casos de instabilidade ou indisponibilidade você encontrará qual deve ser a conduta do investidor e qual será o comportamento da Fator Corretora.

Conduta em casos de instabilidade ou indisponibilidade

Quando houver instabilidade ou indisponibilidade nas plataformas, o atendimento será feito pela Mesa de Operações, através do telefone (11) 3049-6111, que poderá executar as ordens e passar informações sem nenhum custo adicional.

O investidor deve, assim que perceber qualquer possível problema, entrar em contato para que não haja prejuízo da utilização das plataformas a fim de evitar qualquer perda financeira.

O primeiro contato será feito através deste canal e a Mesa de Operações da Fator Corretora irá orientar por onde será dada a continuidade do atendimento

Formas de contratação das plataformas e custos

A contratação da plataforma Home Broker é feita de forma automática no término do processo de abertura de conta e não há custo para utilização do Home Broker. Os custos estão relacionados às operações de compra e venda de ativos, além de outros custos de custódia.

Para saber a definição de política de custos da plataforma Tryd, entre em contato com o seu assessor.

Lista de funcionalidades por plataforma

Conheça as principais funcionalidades das plataformas:
Home Broker Fator: https://manual.solutiontech.com.br/HBManual/index.html
Tryd: https://www.tryd.com.br/tryd.html

Latência para atualização das informações

Abaixo, encontramos os tempos para atualização das informações, desde a recepção da informação até a possibilidade de consulta das informações dentro de nossas plataformas.

Status das ordens: 300 milissegundos

Cotação dos ativos: 300 milissegundos

Posição de custódia: as posições de custódia são atualizadas pela manhã, a partir das 7h, e podem sofrer atualizações até a abertura do mercado, o que pode variar de acordo com a sinalização da B3. Como esse horário pode variar ao longo do ano, por determinação da B3, seguimos com base nas informações disponíveis neste endereço: http://www.b3.com.br/pt_br/solucoes/plataformas/puma-trading-system/para-participantes-e-traders/horario-de-negociacao/

A partir do momento em que o processo de abertura é concluído, as informações são apresentadas ao cliente conforme ele solicita, através de utilização da plataforma. Deste momento em diante, há um tempo de 150 milissegundos para a apresentação da informação.

Durante o dia, pode haver atualização das informações de custódia em mais dois horários: às 11 e às 16 horas. Além disso, se houver transferência de custódia, poderá ocorrer mudança nesse contexto de informação.

Operações: 100 milissegundos

Limites concedidos: imediato após a finalização do processo de concessão de limite e cadastro dentro do sistema responsável.

Toda transmissão de ordem pela internet está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas a: status das ordens; posições de custódia, de operações e de limites; e cotação de ativos.

Informações das trilhas de auditoria para login na plataforma e no envio de ordens

Em diversos pontos da utilização das plataformas temos a guarda das informações que trafegam para conferência e monitoramento posterior. Essas informações são registradas em nossos sistemas e são conhecidas para Log para Auditorias.
Na plataforma HB quando o usuário se identifica com suas credenciais de acesso nós mantemos o seguinte registro:

  • Login de acesso;
  • Conta do cliente;
  • CPF do cliente
  • Data e hora do acesso;
  • IP de internet e
  • Outras informações adicionais.

Na plataforma Tryd quando o usuário se identifica com suas credenciais de acesso nós mantemos o seguinte registro:
  • Login de acesso;
  • Versão do sistema;
  • Nome do cliente;
  • E-mail do cliente;
  • Data e horário do acesso;
  • IP de internet;
  • Outras informações adicionais.

Para ambas as plataformas, também mantemos um registro sobre as ordens enviadas pelos clientes, antes do encaminhamento para a B3:
  • Número da ordem;
  • Hora e data do envio;
  • Indicador de Compra ou Venda;
  • Papel (Ticker);
  • Preço;
  • Quantidade;
  • IP de internet;
  • Número de conta;
  • Outras informações adicionais.

 

 

Cobertura de Margens - Procedimentos, horários e limites para transferência de ativos

Margens de Garantia

Segmento Bovespa

  • Margem de Garantia:
    É o depósito inicial no valor determinado pela Bolsa para a realização das operações nos mercados a termo, futuro e de opções (não requisitada ao comprador da opção) com o objetivo de cobrir eventuais riscos de inadimplência. O valor de margem de garantia é devolvido no encerramento da operação.
  • Ajuste Diário:
    As operações do mercado futuro estão sujeitas a ajustes financeiros de posições mantidas em aberto, onde os compradores são creditados com a elevação do preço referente às operações realizadas e debitados com a queda do preço referente às operações realizadas. Os preços dos ajustes financeiros de cada mercadoria são definidos conforme regras da Bolsa.

Segmento BM&F

  • Margem de Garantia:
    É o depósito no valor determinado pela Bolsa para cada tipo de contrato, com o objetivo de cobrir eventuais riscos de inadimplência (não requerida no caso de compra de opções de Ouro disponível).
  • Ajuste Diário:
    São ajustes financeiros de posições onde os compradores são creditados com a elevação do preço da mercadoria e debitados com a queda do preço da mercadoria, e aos vendedores, é aplicável a operação inversa. Os preços de ajuste de cada mercadoria são definidos conforme regras da Bolsa e são liquidados em dinheiro.

Margem Adicional

A Corretora e/ou a Bolsa poderá solicitar margens adicionais para cobertura de negociações diárias que envolvam riscos. A oscilação desses valores é acompanhada diariamente para complementação da garantia inicial outorgada às obrigações assumidas pelos investidores.

Ativos aceitos

  • Moeda corrente nacional (sem correção monetária)
  • Ouro ativo financeiro
  • Títulos públicos
  • Títulos privados*
  • Títulos do Tesouro norte-americano**
  • Carta de Fiança Bancária*
  • Ação / ETF / UNIT / Outros - De Empresas listadas na B3 e custodiadas na Central Depositária B3, constantes na Relação de Ações Aceitas para Garantias.
  • Fundos de investimentos

* Mediante consulta prévia e sujeito ao “limite máximo” de utilização estabelecida pela B3
** Somente para investidores não-residentes nos termos da Resolução 2.689 do CMN

Procedimentos e Horários para Transferência de Ativos para Fator Corretora

A Fator Corretora acompanha por meio do sistema de administração de garantias da B3 diariamente as garantias necessárias para cumprimento das obrigações assumidas pelos investidores no mercado futuro e em empréstimos de títulos (aluguel de ações).

Segmento Bovespa e BM&F - Cobertura de Margens

  • O envio de recursos para cobertura de margens referentes ao fechamento das posições em aberto em Bovespa e BM&F do dia anterior deverá ser efetuado até às 12 horas para processamento com a BM&FBovespa / CBLC até às 13 horas;
  • O envio de recursos para cobertura de margens referente:
    a) aluguel de ações tomador;
    b) movimentação (transferência) de ações tomadas por aluguel (BTC), antes das 11 horas, para cobertura de vendas;
    c) movimentação (transferência) de posição de opções vendedor;
    d) movimentação (transferência) de posição de termo comprador.
    OBS: Os itens acima mencionados requerem cobertura imediata de margens para validação pela B3.
  • O envio de recursos para substituição e aportes de garantias deverá ser efetuado até as 16 horas da data da solicitação para processamento com a B3 até às 16:55 horas, como, por exemplo, nas seguintes situações:
    a) entrega de títulos vendidos em D-2 (segundo dia após a data da venda)
    b) entrega de contratos de empréstimos de títulos (aluguel de ações) para cobertura de vendas em D-2 (segundo dia após a data da venda) e/ou de valores compulsórios
    c) lançamentos de opções descobertas de D-1 (primeiro dia após o lançamento/venda)
    d) transferências de títulos para a carteira de garantias.

Limites operacionais

Conheça os procedimentos adotados* pelas sociedades corretoras, caso as posições extrapolem os limites operacionais, conforme o Regulamento de Operações da BM&F Bovespa:

  • exigir, visando proporcionar maior segurança às operações, que o comitente preste, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, garantias adicionais, em qualquer valor, especificação e prazo, mesmo superando as exigências fixadas pelo seu Agente de Compensação;
  • estabelecer outras condições que visem limitar riscos excessivos de seus comitentes em decorrência de variação brusca das cotações e de condições excepcionais ou anormais de mercado;
  • estabelecer, para os comitentes, limites operacionais superiores àqueles fixados pelo seu Agente de Compensação;
  • promover, a qualquer tempo, quando o comitente não cumprir suas obrigações, a liquidação de suas operações, utilizando as garantias depositadas para cobrir quaisquer perdas verificadas, bem como para pagar as comissões, taxas e demais encargos financeiros inerentes.
  • *Fonte: BM&F Bovespa

A Fator Corretora informa os valores necessários para cobertura de margem para o cumprimento das obrigações acima mencionadas das 8h00 às 9h30m e das 12h00m às 13h30m.